CINCO VANTAGENS DA CONSTRUÇÃO MODULAR

A construção modular é um dos mais modernos conceitos empregados à engenharia civil. Essa técnica de construção vem revolucionando o mercado por trazer uma série de vantagens, a saber que diversos profissionais estão optando pela modulação na hora de erguer suas obras.

Além da parte visual que torna a construção modular bem diferente do conceito convencional, todo o processo de construção que aplica esta técnica usa processos diferentes. Desde as matérias-primas empregadas até a mão-de-obra, a construção modular se mostra realmente uma opção diferente de tudo que já se viu na engenharia.

O que é construção modular?

A construção modular é uma técnica usada na engenharia civil na hora de construir grandes obras. O seu conceito é utilizar módulos prontos e só “encaixá-los” lado a lado ou um sobre os outros. A diferença é que se antes os engenheiros pensavam na obra como um todo, agora é como se houvesse um quebra-cabeça, onde pequenas partes (módulos) são construídos separadamente para depois serem unidos e entregues ao cliente como produto final.

Quando dissemos que a construção modular era muito diferente da convencional, não estávamos brincando. Hoje existem grandes indústrias responsáveis pela construção destes módulos. Assim sendo, não há mais a necessidade de levantar uma obra do chão. Basta contratar o serviço desta empresa que transportará esses módulos até o local da construção e montá-los.

A parte visual da construção modular também é única, as residências construídas com essa técnica são facilmente identificadas. Geralmente são grandes cubos formados por pequenas partes separadas. É como se houvesse a construção de um cenário, onde cada módulo foi construído separadamente, cozinhas, salas, quartos e banheiros.

Tudo isso pode parecer muito estranho, mas a popularização desta técnica ocorreu justamente por ter uma série de vantagens. Hoje um engenheiro pode contratar uma grande empresa que atue na construção de tais módulos. Seu trabalho será apenas de unir todas as partes que serão entregues separadamente. Para entender melhor o porquê da construção modular ter virado uma tendência, separamos cinco vantagens do seu uso, confira:

1 – Aumento da qualidade da produção

Optando pela construção modular você não vai ficar dependente da qualidade dos profissionais que contratar, já que as grandes empresas que atuam nesse nicho são constantemente fiscalizadas para garantir que todo o processo haja rigorosamente dentro dos padrões de qualidade impostos pelos órgãos regulatórios.

2 – Diminuição do tempo de obra

Esse é um dos pontos preferidos de quem escolhe pela construção modular. Se antes levantar uma casa levava meses, com a construção modular pode levar uma ou duas semanas, afinal de contas os módulos estarão prontos, uma vez que eles são posicionados corretamente, cabe ao engenheiro apenas o trabalho de ligação de cabos, encanamentos e detalhes que não levam muito tempo e com isso a obra pode ser entregue em tempo recorde.

3 – Maior sustentabilidade

Contratar uma empresa que produz módulos para construção também garante que sua obra será mais sustentável. Afinal, você poupará desperdício de materiais e como tais empresas são constantemente fiscalizadas, grande parte da matéria-prima é sustentável, com produtos reutilizáveis e que não agridam o meio ambiente.

4 – Redução de gastos com mão de obra e desperdícios

Outro ponto de interesse do engenheiro e cliente é que optando pelos módulos você não corre o risco do desperdício de materiais, o que é tão comum em todas as obras. Não precisa se preocupar em comprar tijolos ou cimento em excesso e ainda tem uma grande economia em mão de obra.

5 – Facilidade na logística dos materiais

Por fim a logística das construções modulares também é elogiada. Se antes para levantar uma casa era preciso diversas encomendas e entregas de materiais, com a construção modular você recebe na obra o módulo uma única vez e não precisa se preocupar com mais nada.

Vale a pena optar pela construção modular?

Sem dúvida a construção modular chegou para revolucionar o setor de engenharia civil. Ela ainda não é aceita por muitos profissionais que criticam a forma como é executada e não gostam do seu conceito de módulos, entretanto, as vantagens que ela apresenta inegavelmente são incríveis, seja financeiramente, no prazo da entrega de obra e também no que diz respeito a prevenção do meio ambiente.

Gostou? Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *